top of page

Epitheli fortalece parceria com Grupo Leforte e inaugura novo Centro de Câmara Hiperbárica no ABC



Tratamento acelera a recuperação de feridas complexas e conta com equipe multidisciplinar


Em fevereiro de 2021, o Grupo Leforte, em parceria com as Clínicas Epitheli, inaugura o serviço de câmara hiperbárica no Hospital Maternidade Christóvão da Gama, levando para a região do ABC Paulista o serviço que já oferece há 13 anos no Hospital Leforte Liberdade.


Para falar sobre o tratamento, que previne agravamentos e acelera muito a recuperação das feridas complexas - como queimaduras graves ou vasculares, como o pé diabético - convidamos Dr. José Ribamar Branco, médico infectologista, especialista em medicina hiperbárica e um dos diretores das Clínicas Epitheli.


Indicações para o tratamento com Câmara Hiperbárica


A câmara hiperbárica é indicada para tratar feridas em casos mais agudos, explica o Dr. Branco. “Um exemplo é na deiscência de feridas operatórias, ou seja, na abertura espontânea dos pontos cirúrgicos, que é considerada uma complicação grave, pois não é possível dar novos pontos no local para fechar, além de aumentar o risco de infecção e dificultar a cicatrização”.


O médico conta que “ela também pode ser indicada no tratamento de queimaduras - que têm sido cada vez mais frequentes, principalmente devido a acidentes com álcool na preparação de churrasco em casa - e de feridas de difícil cicatrização nas pernas de diabéticos e de pacientes com problema vascular”.


Mas o tratamento com câmara hiperbárica pode ser feito em muitos outros casos, como celulites necrotizantes, enxertos de pele, erisipela, lesão por pressão, osteomielite crônica refratária, fournier e trauma isquêmico grave. “Existe uma resolução do Conselho Federal de Medicina que estabelece quais são os casos em que o tratamento com câmara hiperbárica pode ser indicado pelo médico” - informa o Dr. Branco.



Benefícios da Oxigenoterapia Hiperbárica


Segundo o médico, “a oxigenoterapia hiperbárica deve ser realizada em adição a outros tratamentos. É muito importante que seja feito o acompanhamento integral do paciente, com limpeza cirúrgica, curativos e até com o uso de medicamentos, pois isso otimiza muito os resultados. Isso deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar, formada por médicos e enfermeiras especializadas, por exemplo, trabalhando de forma coordenada”.


Porém, “quanto mais precocemente ela for iniciada, melhores são os resultados”, diz o Dr. Branco. Como exemplo, o médico cita os queimados que sofreram lesões grandes e perderam a proteção da pele. “É muito comum esses pacientes terem infecções, mas se eles forem tratados precocemente na câmara hiperbárica, é possível reduzir o número não só de infecções, mas também de antibióticos, de procedimentos cirúrgicos, de curativos e de tempo de internação”.


O infectologista e o estomateurapeuta são as referências para o tratamento com câmara hiperbárica. Os pacientes devem ser avaliados por esses dois profissionais que podem, conforme a necessidade, encaminhar para outras especialidades, como é o caso do endocrinologista e do nutrólogo, no caso de um paciente diabético. Ou até um cirurgião plástico, se a ferida for muito extensa e houver a necessidade de fazer um enxerto. Mas a coordenação da jornada desse paciente deve ser feita pelos dois primeiros profissionais que eu citei”, conclui o médico.Sempre opte pela avaliação com um especialista.

Sempre opte pela avaliação com um especialista. Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h30 às 18h. Estacionamento no local. Em parceria com Grupo Leforte


bottom of page