top of page

Como é a primeira sessão de Oxigenoterapia Hiperbárica?



Conheça todo o processo para iniciar as sessões de OHB e o que você vai sentir dentro da Câmara Hiperbárica.


Este vídeo foi criado a partir das principais dúvidas que surgem dos nossos pacientes quando darão início ao protocolo de OHB (Oxigenoterapia Hiperbárica). Convidamos a enfermeira dermatológica, Natália Weimann, das Clínicas Epihteli, para falar sobre as principais orientações para iniciar as sessões de OHB para tratamento de feridas.


A primeira coisa que você precisar saber é sobre a AVALIAÇÃO! Quando o paciente já possui indicação médica para iniciar as sessões de OHB ele chegará até a clínica e passará por uma avaliação com o enfermeiro especialista. Esta avaliação é muito importante porque precisamos conhecer toda a condição clínica do paciente, principalmente se possui doenças pré-existentes, como:

▸ Diabetes ▸ Pressão alta ▸ Problemas respiratórios ▸ Problemas cardíacos

E o motivo pelo qual foi indicada a OHB

Nesta avaliação, exatamente antes do início da sessão, nós também verificamos os sinais vitais:

▸ Pressão arterial ▸ Frequência cardíaca ▸ Temperatura corporal

O segundo passo é sobre o TIPO DE ROUPA!

É essencial que o paciente esteja trajando roupas 100% algodão, o único tecido que pode entrar na Câmara Hiperbárica. Mas não se preocupe, nas Clínicas Epitheli, nós fornecemos o avental apropriado para você.

Importante dizer também que, por medidas de segurança, o paciente não pode usar qualquer objeto de metal, como relógio, anel, celular, entre outros. Nós pedimos, então, ao paciente que retire todos esses acessórios e os guarde em local apropriado e seguro que disponibilizamos para o paciente guardar os seus pertences.

Após a avaliação clínica e a as roupas adequadas, o paciente entrará na Câmara Hiperbárica. Nela, se respira uma concentração de oxigênio a 100% e, associado a isso, tem o aumento da pressão que faz esse oxigênio ficar mais dissolvido no sangue.


E quais os benefícios para a saúde?


Este aumento de oxigênio no sangue ajuda a levar mais células para o local da ferida, e essas células são importantes para o processo de cicatrização, pois ajuda a: ▸ A oxigenar melhor a região; ▸ Reduzir o inchaço; ▸ Potencializar a ação do antibiótico e outros medicamentos, caso o paciente esteja fazendo uso.


O que o paciente sente dentro da Câmara Hiperbárica?

Sabe aquela sensação no ouvido que dá quando estamos descendo a serra ou quando vamos fazer uma viagem de avião? O nosso ouvido começa a tampar, e é justamente isso que o paciente sente no início da sessão. Isso ocorre por causa da diferença da pressão atmosférica. O que precisa fazer para equalizar a pressão do ouvido? Existem três manobras que o paciente consegue fazer para destampar o ouvido:

1. Abrir e fechar a boca como se tivesse bocejando; 2. Fazer o movimento como se tivesse engolindo saliva; 3. Tampar o nariz e encher a boca de ar como se fosse fazer um mergulho.

É importante que faça essas manobras até sentir que o ouvido voltou ao normal, e sempre repetir as manobras quando sentir que o ouvido está tampando novamente. Outras informações importantes é que, dentro da Câmara, o paciente pode se mexer da forma como ele se sentir mais confortável, também vai poder assistir à televisão para que haja a distração durante os cerca de 60 minutos de sessão.

Caso o paciente queira entrar em contato com o profissional que está acompanhando a sua sessão, existe um sensor dentro da Câmara Hiperbárica que, ao colocar a mão neste sensor, ele toca uma campainha do lado de fora. O profissional, então, tem acesso a um telefone externo, possibilitado a conversa com o paciente.

Esperamos que essas orientações possam esclarecer as principais dúvidas acerca das sessões de OHB. Mas caso haja mais dúvidas, entre em contato conosco!




bottom of page